Pesquisar

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quem mexeu no meu queijo?

Olá leitores! Hoje tirei da estante o livro "Quem Mexeu No Meu Queijo?".
Para uma interpretação ainda melhor, sugiro que marquem um certo numero de paginas ou um algum tempo e parem de ler para refletir um pouco, tentar tirar ensinamentos.
A historia começa quando um grupo de ex-colegas se reúne para conversar, e o tema mais atingido foram as mudanças. vários deles contaram que tinham perdido varias coisas por causa de mudanças as quais não reagiram do modo que deveriam, nem mesmo sabiam como deveriam fazer.


Daí um garoto conta que leu um livro que mudou muito seu modo de pensar e então compartilhou a historia com seus amigos. Tomara que você também possa descobrir um novo jeito para lidar com as mudanças!

Em um labirinto viviam dois ratos e dois duendes. Eles passavam seu dias em busca de queijo, que era a vida deles.Para os ratos, buscar o queijo era um instinto, o queijo era para eles somente uma coisa que precisavam para viver e buscavam pelos corredores do labirinto. Já os duendes tinha um cérebro mais parecido com o dos humanos, cheio de complicações. Para eles "O Queijo" era algo grandioso e sagrado.
Os ratos, Sniff e Scurry, usavam o método simples, porém ineficiente, das tentativas de
encontrar queijo. Eles corriam por um corredor e, se o encontrassem  vazio, viravam-se e corriam
por outro.  Sniff farejava a direção do queijo, usando seu grande focinho, e Scurry corria na frente. Como
se poderia esperar, eles se perdiam, seguiam pelo corredor errado e freqüentemente se chocavam
nas paredes.

Mas os dois duendes, Hem e Haw, usavam um método diferente e confiavam em sua
capacidade de pensar e aprender com suas experiências, embora às vezes ficassem confusos com
suas crenças e emoções.
Enfim, cada um ao seu modo encontraram um posto de queijo.Depois disso, todas as manhãs os ratos e os duendes vestiam suas roupas de correr e seus tênis e se dirigiam ao Posto C.  Não demorou muito para uma rotina ser estabelecida.
Sniff e Scurry continuaram a acordar cedo todos os dias e correr pelo labirinto, seguindo sempre o mesmo caminho. Então comiam e depois voltavam para casa.
Uma rotina diferente foi estabelecida pelos duendes. Hem e Haw acordavam todos os dias um pouco mais tarde, vestiam-se sem muita pressa e caminhavam até o Posto C. Afinal de contas, agora sabiam onde O  Queijo estava e como chegar lá.  Eles não tinham idéia de onde o Queijo vinha. Simplesmente presumiam que estaria naquele
lugar.  Todas as manhãs, logo que chegavam ao Posto C, eles se instalavam ali sem a menor
cerimônia e se esbaldavam. Logo Hem e Haw passaram a considerar o Queijo que encontravam no Posto C seu Queijo. O estoque era tão grande, que eles acabaram se mudando para mais perto do Posto C, e criaram uma vida social ao seu redor.
Mas um dia o queijo simplesmente acabou. Foi uma grande mudança e cada grupo reagiu de um modo diferente.
Os ratos simplesmente perceberam que o queijo acabou e partiram em busca de um novo queijo.
Já os duendes ficaram revoltados, acharam que aquilo não era justo e todos os dias iam cedo ao posto e ficavam ate tarde esperando que o queijo aparecesse. Cada personagem tem seu modo de lidar com as mudanças e cada um deles paz parte de nos. dentro de uma pessoa sempre ha sua atitude como o Sniff, Scurry, Hem e Haw. Só devemos tomar cuidado para lidar com as mudanças do modo correto escolhendo com qual ou quais personagens queremos parecer. Com o livro eu aprendi muito sobre como lidar com as mudanças!

Não percam o debate no fim do livro, e obrigada pela leitura!

sábado, 19 de janeiro de 2013

O que tem na minha estante?


Nunca entendi as pessoas que dizem que não gostam ou tem preguiça de ler.

Sou uma amante de livros. Com uma boa historia e possível imaginar lugares onde nos nunca poderemos ir, pessoas e situações que nunca existiriam nem nas mentes mais criativas.

Dai veio a ideia de criar esse blog como um espaço para registrar o que ando lendo, deixar dicas de leituras, trocar ideias e receber sugestões. Espero que todos gostem participem e contribuam, fazendo deste espaço uma historia sem fim!